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Planta Baixa & Cardiogramas

 

PLANTA BAIXA & CARDIOGRAMAS
EDITORIAL DESIGN / ©2016

Este trabalho apresenta o perfil de 4 estúdios de design localizados na cidade do Porto - Portugal e entrevista seus respectivos diretores de criação. A construção editorial busca apontar para o potencial que reside no cerne desses espaços para a construção de uma expressão gráfica. Traços que revelam a realização intelectual e a expressão que permeia a cidade através das escolas e estúdios. Delimitamos que a pesquisa apresentaria momentos distintos para cada estúdio, os quais foram visitados por dois dias: 1º dia — Uma visita fotografada para apresentar sua estrutura física, num recorte que procura entender suas rotinas e seu cotidiano. Este aspecto nomeamos PLANTA BAIXA, uma referência ao mapeamento e percepção do que é mais racional dentro de cada estúdio. São as paredes, janelas, móveis, computadores, papéis, garrafas e tudo mais que compõe a materialidade desses espaços. Essa construção visual utiliza princípios técnicos, como escala e proporção. São esses parâmetros que posteriormente apontam uma solução para a delimitação do corte final de cada livro, matematicamente relacionados com as dimensões físicas dos prédios. Embora este não seja um desenho que use o rigor técnico da arquitetura, faz menção ao estilo e busca ser também um recorte imagético da memória do autor, ao apresentar um apanhado de tudo que se viu e se percebeu naquele momento. 2º dia — Apresentar os diretores criativos, os valores e sentimentos que cercam o trabalho de cada estúdio. Este aspecto nomeamos CARDIOGRAMAS, uma alusão ao exame que verifica o que acontece no coração. Este segundo momento em cada livro é composto por uma entrevista realizada com os diretores criativos/fundadores dos estúdios. Dentro desta dicotomia este é o lado que busca perceber o emocional, as questões, as inspirações, referências, histórias e processos.

This project presents 4 design studios profiles located in the city of Porto - Portugal and interviews their respective creative directors. The editorial construction seeks observe the potential that lies at the heart of these spaces for a graphic expression construction. Traits that reveal the being and the doing of design, the intellectual achievement and expression that permeates the city through schools and studios. We delimit that the research would present different moments for each studio, visiteds for two days: 1st — A photographed visit to present its physical structure, in a clipping that seeks to understand routines and daily life itself. This aspect we name BLUEPRINT, a reference to mapping and perception of what is more rational within each studio. In these moment they are the walls, windows, furniture, computers, papers, bottles and everything else that makes up the materiality of these spaces. This visual construction uses technical principles such as scale and proportion. It is these parameters that later point out a solution for the delimitation of the final cut of each book, mathematically related to the physical dimensions of the buildings. Although this drawing don't use a technical rigor of the architecture, it makes reference to the style and also seeks to be an imaginary cut of the author's memory, when presenting a collection of everything that was seen and was perceived at that moment. 2nd — Present the creative directors, the values and feelings that surround the work of each studio. This aspect we named CARDIOGRAMS, an allusion to the examination that verifies what happens in the human heart. This second moment is an interview with the creative directors / founders. Within this dichotomy, this is the side that seeks the emotional  perceive, the questions, the inspirations, references, stories and processes. It's the voices that echo within each space, the heart that makes it, in a way, work. Part of this abstraction is present in the presentation pages of each space.

 
 

©2016 - PLANTA BAIXA & CARDIOGRAMAS
Editorial Design - 172 Pages