IMORTAIS — WOLFGANG AMADEUS MOZART & ANTONIO SALIERI by Carta&Carta

 

Este projeto editorial  experimental foi pensado sobre personalidades antagônicas. Aqui construímos uma pequena biografia sobre dois mitos da música clássica, Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri. Cada brochura busca refletir essa personalidade por meio de uma expressão tipográfica ao fazer uso e quebrar regras básicas dentro de sua composição visual. Este trabalho foi orientado pelos professores João Martino e Miguel Almeida, da Escola de Belas Artes da Universidade do Porto.

This experimental editorial project was thought about antagonistic personalities. Here we built a small biography about two myths of classical music, Wolfgang Amadeus Mozart and Antonio Salieri. Each brochure seeks to reflect this personality through a typographic expression to make use and break basic rules within your visual composition. This work was conducted by João Martino and Miguel Almeida, at the School of Fine Arts, University of Porto.
 

REVISTA IMÓVEL DESIGN by Carta&Carta

 

Dedicada à cadeia produtiva do mercado imobiliário, a publicação aborda desde projetos, passando por construtoras, decoração e design. Ela “busca trazer à luz, com a maior diversificação possível, os atores e empresas que diariamente são parte do trade do negócio imobiliário”, afirma a editora Regina Carvalho. O projeto gráfico-editorial tem no universo das obras em construção seu grande referencial. As linhas invisíveis que modulam seus conteúdos, organizam e fragmentam, permitindo uma leitura dinâmica.

Dedicated to productive chain of the real estate market, the publication addresses everything from projects, construction, decoration and design. "It seeks to bring light, with as diversification as possible, the actors and companies that are part of the real estate business every day," say Regina Carvalho editor. The graphic-editorial project has in the universe of buildings under construction a great referential. The invisible lines that modulate their contents, organize and fragment, allowing a dynamic reading.

INQUISIÇÃO by Carta&Carta

 

Este livro é fruto da pesquisa apresentada por Nilton Almeida ao Curso de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, como requisito para obtenção do título de Doutor em História, especialidade em História Moderna. O projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Estudos Avançados em Tipografia e Design Editorial, parte do Mestrado em Design Gráficos e Projetos Editorias, Faculdade de Belas Artes - Universidade do Porto, sob  orientação de João Martino e Miguel Almeida.

This book is result from research presented by Nilton Almeida to the Course of History of the Faculty of Social and Human Sciences, University Nova of Lisboa, as a requirement for obtaining the title of Doctor of History, specializing in Modern History. This project was developed within the course Advanced Studies in Editorial Design and Typography, part of Master of Graphic Design and Editorial Projects, at the Faculty of Fine Arts - University of Porto, under the orientation of João Martino and Miguel Almeida. 

 

330 pages/ 20 X 29,2 cm
Paper Munken Print White and Munken pure 90gr/m² 
Photos archive by Porto Library and
Inquisition archives - Torre do Tombo, Lisboa

 

REVISTA GENTE by Carta&Carta

 

Uma publicação semestral do jornal Diário do Nordeste. O projeto editorial reúne arte, cultura, gastronomia, turismo, economia, moda, entretenimento e comportamento. Com a chegada da quarta edição (Abril de 2012) a revista passa por uma profunda reprogramação visual. Essa mudança acompanha as transformações ocorridas em todas as publicações do periódico em seu 30º aniversário. Sendo a Revista Gente uma publicação pautada pelo conceito da exclusividade e da inovação, se adiciona neste momento ideias sobre o nível de referência, estes baseados em apreciações e ações no campo da legibilidade e da expressão tipográfica. Aqui uma preocupação em renovar o editorial e dar vida nova a sua comunicação gráfica. Revisitando sua proposta, encontramos uma adequação ao clássico e ao moderno. Esses conceitos são reexplorados e reafirmados dentro das linhas editoriais que, por vezes, são apresentadas ora pelo uso contemporâneo, ora pelo uso mais nobre da imagem (como a fotografia em preto e branco). A nova tipologia revela bem esse conceito ao combinar serifas clássicas e elegantes à uma família contemporânea mais leve e moderna. Essa ajuste de tipos é expressão básica que se manifesta por toda publicação.

A biannual publication by Diário do Nordeste newspaper. The editorial project meets art, culture, gastronomy, tourism, economy, fashion, entertainment and behavior. With the arrival of the fourth edition (April 2012 ) the magazine undergoes a profound visual reprogramming. This reform follows the changes occurring in all journal publications on your 30th birthday. Being the Gente Magazine a publication guided by the concept of exclusivity and innovation, is added at this point, ideas about reference level, based on these assessments and actions in the field of readability and typographic expression. Here a concern to renew the editorial and give new life to your graphic communication. Revisiting the magazine proposal, found an adaptation to the classic and the modern. These concepts are reviewed and reaffirmed, inside the publishing lines that sometimes made contemporary and noble use of the image (like black and white photography). The new typology shows clearly that concept by combining classic and elegant serifs to a lighter and more modern contemporary family. This type adjustment is a basic expression manifested throughout magazine.

PLANTA BAIXA & CARDIOGRAMAS by Carta&Carta

 

Este trabalho apresenta o perfil de 4 estúdios de design localizados na cidade do Porto - Portugal e entrevista seus respectivos diretores de criação. A construção editorial busca apontar para o potencial que reside no cerne destes espaços para a construção de uma expressão gráfica. Traços que revelam o ser e o fazer do design, a realização intelectual e a expressão de uma ideia que permeia a cidade através das escolas, estúdios e ateliês. São eles receptáculos do mundo que os cerca e posteriormente ecoa, expressa.

Delimitamos que a pesquisa apresentaria momentos distintos para cada estúdio, os quais foram visitados por dois dias: 1º — Uma visita fotografada para apresentar sua estrutura física, num recorte que procura entender suas rotinas e seu cotidiano. Este aspecto nomeamos PLANTA BAIXA, uma referência ao mapeamento e percepção do que é mais racional dentro de cada estúdio. São as paredes, janelas, móveis, computadores, papéis, garrafas e tudo mais que compõe a materialidade desses espaços. Essa construção visual utiliza princípios técnicos, como escala e proporção. São esses parâmetros que posteriormente apontam uma solução para a delimitação do corte final de cada livro, matematicamente relacionados com as dimensões físicas dos prédios. Embora este não seja um desenho que use o rigor técnico da arquitetura, faz menção ao estilo e busca ser também um recorte imagético da memória do autor, ao apresentar um apanhado de tudo que se viu e se percebeu naquele momento. 2º — Apresentar as pessoas, os diretores criativos, os valores e sentimentos que cercam o trabalho de cada estúdio. Este aspecto nomeamos CARDIOGRAMAS, uma alusão ao exame que verifica o que acontece no coração. Este segundo momento dentro de cada livro é composto por uma entrevista realizada com os diretores criativos/fundadores dos estúdios. Dentro desta dicotomia este é o lado que busca perceber o emocional, as questões, as inspirações, referências, histórias e processos. São as vozes que ecoam dentro de cada espaço, o coração que o faz, de certa forma, funcionar. Parte dessa captação está presente nas páginas de apresentação de cada espaço. Estão ali fragmentos impressos da própria voz gravada e transformada em gráfico.
 

BLUEPRINT & CARDIOGRAMS

This work presents 4 design studios profiles located in the city of Porto - Portugal and interviews their respective creative directors. The editorial construction seeks observe the potential that lies at the heart of these spaces for a graphic expression construction. Traits that reveal the being and the doing of design, the intellectual achievement and expression of an idea that permeates the city through schools and studios. They are receptacles of the world that surrounds them and subsequently echoes, draws, expresses.

We delimit that the research would present different moments for each studio, visiteds for two days: 1nd - A photographed visit to present its physical structure, in a clipping that seeks to understand routines and daily life itself. This aspect we name BLUEPRINT, a reference to mapping and perception of what is more rational within each studio. In these moment they are the walls, windows, furniture, computers, papers, bottles and everything else that makes up the materiality of these spaces. This visual construction uses technical principles such as scale and proportion. It is these parameters that later point out a solution for the delimitation of the final cut of each book, mathematically related to the physical dimensions of the buildings. Although this drawing don't use a technical rigor of the architecture, it makes reference to the style and also seeks to be an imaginary cut of the author's memory, when presenting a collection of everything that was seen and was perceived at that moment. 2nd - Present the people, the creative directors, the values nd feelings that surround the work of each studio. This aspect we named CARDIOGRAMS, an allusion to the examination that verifies what happens in the heart. This second moment in each book is an interview with the creative directors / founders of the studios. Within this dichotomy, this is the side that seeks the emotional  perceive, the questions, the inspirations, references, stories and processes. It's the voices that echo within each space, the heart that makes it, in a way, work. Part of this abstraction is present in the presentation pages of each space. There are printed fragments of the recorded voice itself and transformed into graphics.
 

PLANTA BAIXA & CARDIOGRAMAS
172 pages ~ 23,5 x 30 cm
Paper munken pure 90gr

  1. 12,5 x 18 cm — 24 pgs
  2. 14,5 x 21 cm — 36 pgs
  3. 18 x 23,5 cm — 40 pgs
  4. 20 x 26 cm — 36 pgs
  5. 23,5 x 30 cm — 36 pgs